terça-feira, 27 de setembro de 2011

MULHER DO MILHO / MÃE DO MILHO

Os aborígines nativos e os povos do pueblo: os Arikana, Pawnee, Cheyenne, Mandan, Hidatsu, Abnaki, Cherokee e Huron, vêem o milho como uma deusa.
A Mulher do Milho reúne as figuras da Mãe do Milho, da Donzela do Milho e da Mulher Amarela. Todas elas se relacionam com o milho como um ser sagrado que se entrega ao seu povo para sustentá-lo e nutri-lo. O deus criador dos arikana, Nesaru, criou a Mãe do Milho a partir de uma espiga de milho que cresceu no céu. A Mãe do Milho então veio a Terra e ensinou ao povo como honrar as divindades e plantar o milho.
Para os Astecas seu nome é Chicomecóatl, traduzido como "sete serpentes". As cerimônias dedicadas a esta deusa são comemoradas no mês Huei Tozoztli e seus templos são decorados com milho e as sementes depositadas nele são abençoadas.
Era chamada também de Xilonen ("A peluda"), referindo-se às barbas do milho em vagem, ao ser considerada "Jovem Mãe do milho macio" ou jilote; era assim protetora de uma das fases do ciclo do milho. Xilonen também podia ser chamada Centeocíhatl e fora casada com Tezcatlipoca
Outra forma associada à Chicomecoatl é Ilamatecuhtli ("A senhora da saia velha"), a maçaroca madura, coberta por folhas enrugadas e amarelentas.


Fonte: "O Oráculo da deusa" - Amy Sophia Marashinsky


MEDITAÇÃO DA COLHEITA

Visualize um campo com a terra já arada. veja muitas donzelas espalhando sementes de milho e plantando, cuidando delas. Ajude-as em seu trabalho. Perceba que o milho tem diversas cores, é de variedades diferentes. Acompanhe o brotar e o crescer dos pés de milho, seja a terra que nutre a planta e faz os grãos amadurecerem, e o sol que os faz viver saudaveis. Seja a água da chuva que rega a plantação. Quando as espigas douradas estiverem grandes, veja a Mãe do milho surgir com uma cesta repleta delas e oferecer a vc. Ela pede que vc escolha sabiamente as coisas com que vai e nutrir, respeitando a terra e os dons que ela traz. Ela elmbra a vc que cada espiga é o Corpo Dela, dado a vc generosamente para que a vida prossiga. Vc agradece, se alimenta de alguns grãos e outros vc dá em oferenda a Ela, para que a Terra sempre receba as melhores bençãos da abundancia e possa continuar generosa. Cozinhe e coma a espiga, visualizando nesse ato seu feitiço de nutrição e prosperidade.


FONTE: Abrawicca - Mavesper Cy Cerridwen

Nenhum comentário:

Postar um comentário