sábado, 15 de outubro de 2011

Sobre a wicca e os Deuses de uma Bruxa

-A Wicca adora a Deusa, mãe da natureza, o que afirma que esse espirito sustentador do mundo seja do sexo feminino ? se espiritos não tem sexo.

Interessante, sua pergunta. Na Bruxaria, entre os Deuses, existe uma Deusa-Mãe, personificada pela própria Natureza ('natureza' na linguagem dos antigos é o que hoje chamamos de 'universo'), - algo semelhante à 'Anima Mundi', mas que, embora compreenda características próprias e específicas, vai muito além disso. 'Os Deuses', são as nossas linguagens de se referir ao Grande Mistério Universal, correlacionado, em uma visão generalista e reducionista, ao que as religiões abraâmicas o-chamam de 'Deus'. Sendo mais objetivo, em sua resposta, nossos Deuses não são tão somente "expírito", como diz-se ser o Deus cristão. Nossos Deuses são, além de espírito, também corpo e alma. Nossa Deusa-Mãe também tem o Divino Consorte, seu equivalente masculino. Todavia, nossos Deuses não se definem somente em "ou masculino, ou feminino", não! Eles são muito além de gêneros.

Na Bruxaria, ou religião Wicca, os Deuses Antigos, bem como gregos, romanos, celtas ou nórdicos, são sagrados, são a manifestação da sacralidade universal para uma bruxa. Entretanto, o que geralmente ocorre é que Os Deuses de cultura são escolhidos para a prática pessoal, tão somente. Ou seja, não podemos dizer que para a Bruxaria 'todos os Deuses são sagrados', pois os Deuses sagrados para uma bruxa são os Deuses Antigos e pré-cristãos, como do panteão grego ou celta, por exemplo, onde eles estão localizados dentro de uma região geográfica da Europa, com excessão de panteões macedônico, egípcio, babilônico ou assírio.

Realmente, lamento por haver bruxos desmerecendo Jesus Cristo, pois Jesus não faz parte da Bruxaria, o cristianismo é uma religião moderna, a bruxaria é muito mais antiga. Portanto, sinto muito por haver pessoas sem respeito à ponto de ridicularizar as crenças alheias, penso que devem ser respeitadas, independente de religião. Um ponto indiscutível é que Jesus nunca fez parte da Bruxaria, neste sentido, os bruxos não tem nada a ver com ele, e não cabe à nós, ficar se intrometendo.

Agora, se Jesus Cristo seria mais uma divindade que existe no universo, eu deixaria esse papo para os Cristãos, até porque nossa religião não está reocupada com outras religiões. Eu diria: Cada religião ou sugeito - seria ótimo - no seu quadrado!

-Wicca acredita na reencarnação?

Na Wicca/Bruxaria, acreditamos em reencarnação, sim. Dentro do termo reencarnação/renascimento existem várias linhas de pensamento, como a Reencarnação 'Na-mesma-espécie', a Reencarnação Diversa e a Reencarnação Metempsicótica (geralmente é metempsicose aleatória). Dentro de cada linha, ainda, existe um conceito: ou de Reencarnação de Eterno Retorno, ou de Reencarnação de Retorno Limitável (esta última, geralmente, é raro na Bruxaria).

-Quando morremos o que acontece?

Quando morremos, acreditamos (em pontos genéricos e comuns) que iremos para o Domínio dos Deuses (o Hades, ou o Summerland), onde descansaremos, aprenderemos e recuperaremos nossas forças. Assim, em seguida, renascemos novamente. Este é o ciclo.

-Existe mundo espiritual pra Wicca?

Existem, sim, naturalmente.

-Existe espiritos pra Wicca?

Existem, sim, com certeza.

-O que a Wicca pensa de grandes espiritos como Buda, Jesus, Maomé, Krishna?

Pensamos que são pessoas como quaisquer outras. A diferença é que essas citadas por você, foram fundadores de uma religião ou tradição religiosa, e que atuaram como lideres ou mentores de seus seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário